sábado, 8 de outubro de 2011

A Dor Ciática


Dor ciática, O nervo ciático vai desde a coluna lombar até os pés, passando pela parte posterior (de tráz) das coxas. Ele permite o movimento dos músculos das pernas e é responsável pelas sensações.
A chamada ciática, ou dor ciática, é a dor causada pela inflamação do nervo ciático, ou pela pressão da coluna sobre o nervo. Às vezes o funcionamento do nervo pode ser afetado, o que provoca fraqueza na perna ou sensação de formigamento. A ciática pode aparecer junto com a "dor nas costas" ou não, e a dor pode se refletir para a perna. A ciática é geralmente causada pela compressão da raiz do nervo na espinha lombar, e bem menos comum pela compressão do próprio nervo ciático.






Desta forma, a "verdadeira ciática" é causada pela compressão na raiz do nervo por uma hérnia de disco.
A "pseudo-ciática" ou "falsa ciática" é causada pela compressão de seções mais periféricas do nervo, geralmente através de tensão de tecido mole no piriforme ou outro músculo relacionado. Hábitos posturas não-saudáveis, como ficar tempo excessivo sentado em cadeira ou dormir em posição fetal, juntamente com alongamento e exercício físico insuficiente das áreas miofasciais relevantes, o hábito de realizar caminhadas em terrenos acidentados com frêquentes subidas e descidas, podem ocasionar problemas vertebrais e no tecido mole associados à ciática. Outras causas da ciática incluem infecções e tumores.






A síndrome do piriforme se refere à inflamação do nervo ciático, quando o músculo pririforme bloqueia sua passagem.
O músculo Piriforme, localizado na região profunda do glúteo médio, realiza a rotação externa do quadril e abdução (abertura da perna) o nervo ciático que se origina na coluna e seu trajeto por todo menbro inferior (pernas), passa por dentro deste músculo.
Quando ocorre um bloqueio muscular impedindo a passagem de nutrientes e sangue para o N. Ciático, este, começa a referir dor, provocando assim, uma proteção automatica do nosso organismo pelos anticorpos que a esta altura é benéfica ao organismo, protegendo o N. Ciático com um processo inflamatório, mas com o tempo esta inflamação prejudica a passagem dos nutrientes benéficos e isto compromete o bom funcionamento das célualas nervosas, causando fortes e agudas dores na lateral da perna com possibilidade e transferir-se para a outra perna se não tratada adquadamente, por uma séries de fatores, a compensação é uma delas.


É necessário que o paciente procure um profissional capacitado, faça uma avaliação criteriosa, afim de diagnosticar de maneira fidedigna a causa da dor ciática. Exames de imagem como Ressonância magnética, tomografia computadorizada são bem vindos na avaliação. Mas é necessário que se realiza testes funcionais como o Lasegue modificado, lasegue verdadeiro (teste ciático L4 - S3), teste de rotação, teste do Nervo Femural (L2 , L 3 , L4).

As técnicas utilizadas na fisioterapia são as mais diversas para este tratamento, procure um médico especialista e não espere que uma pequena dor nesta região interrompa sua qualidade de vida, cuide-se !!


Nenhum comentário:

Postar um comentário