domingo, 9 de outubro de 2011

Entenda a Fascite Plantar

Entenda a Fascite Plantar ...

fascite plantar, a dor geralmente é sentida na planta do pé (sola do pé) e se estende para os artelhos (dedos do pé). Esta dor tem maior destaque com os primeiros passos do dia. Outro sintoma é a dificuldade em realizar a dorsi-flexão (levantar a ponta dos pés ). Um sintoma geralmente reconhecido entre os portadores da fascite plantar é a maior probabilidade em referir dores no joelho, especialmente entre os corredores, pela alteração da pisada no chão, modificando a biomecânica na excussão do movimento.





  A fáscia plantar é uma faixa fibrosa de tecido conjuntivo que se localiza na parte inferior do pé (sola) e circula entre o osso do calcanhar e os dedos do pé, se estendendo a cada passo. A inflamação se desenvolve quando ocorrem alterações nesse tecido conjuntivo.











A queixa mais comum é a queimação, fincada ou a dor no calcanhar. A dor matinal torna-se evidente devido a condição que a faixa fibrosa se encontra durante a noite, ela se contrai enquanto dormimos, proporcionando um alivio da dor. No entanto, ao levantar-se da cama e ao primeiro contato com o chão, uma pressão sobre essa faixa fibrosa, torna-se tensa e a dor é particularmente intensa. A dor geralmente diminui à medida que os tecidos se aquecem, mas pode facilmente voltar após longos períodos em pé ou com peso, atividade física ou permanecer longos períodos sentado. O estresse pode também resultar de uma lesão, uma contusão ao caminhar, correr em superfícies duras, ou o uso de sapatos que faltam apoio adequado, especialmente na área do arco plantar ou mal adaptado as necessidades do pé, o excesso de peso e pela irritação crônica que muitas vezes acompanha um estilo de vida do esportista. Atletas praticantes de vôlei, basquete e atletismo são os mais acometidos por esta lesão.
Tanto atletas amadores como profissionais estão em maior risco, principalmente aqueles praticantes de modalidades que exijam a corrida e o salto. Os mais jovens estão se desenvolvendo no esporte em uma idade cada vez precoce, tornado-se alvo desta condição de dor da fascite plantar.
Outra causa comum é a artrite, certos casos de artrite podem desenvolver inflamação na faixa fibrosa e desenvolver a fascite, muito comum em idosos. A Diabetes também pode contribuir para dores em Calcanhar e danos a fáscia plantar.

Tratamento


O tratamento pode incluir;

Fisioterapia

Osteopatia

Podoposturologia

Crochetagem miofascial (técnica manipulativa usada com o objetivo de rompimento de pontos de fibrose)

Órteses para o alivio da dor e conforto do calçado (palmilha de silicone)
Dentre outras técnicas.

É recomendado que o paciente realize massagens com gelo (crioterapia), exercícios de alongamento e sobre tudo procure um profissional capacitado e especializado para receber o suporte necessário.
Na maioria dos casos, a fascite plantar não requer cirurgia ou procedimentos invasivos para conter o quadro doloroso. Mas se necessário for deve ser indicado por médico especialista. Os tratamentos conservadores são geralmente bem sucedidos. Entretanto o corpo de cada pessoa responde ao tratamento de forma diferente e os períodos de recuperação podem variar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário