sábado, 8 de outubro de 2011

Entendam a Ruptura do Tendão do Calcâneo (Tendão de Aquiles)

lesão da Ruptura do tendão do Calcâneo (ou tendão de Aquiles), vamos entender sua estrutura, a lesão e o procedimento de reabilitação.

O tendão de Aquiles é um tecido fibroso que liga o calcanhar aos músculos da panturrilha (tríceps sural) , considerado estrutura nobre do movimento, pois é o único responsável direto na função de abaixar o pé (flexão plantar), movimento o qual se faz no momento da impulsão da marcha, corrida, salto. Chegando a suportar de 3 a 12 vezes o peso corporal de uma pessoa durante um sprint ou movimento de empurrar.

Os tendões são fortes, cordões resistentes do tecido conjuntivo fibroso inelástico, que liga o músculo ao osso. Os tendões são constituídos de células alongadas, tendo como base mínima de fibras colágenas. Cada fibra colágena esta organizada em fascículos que contém pequenos vasos sanguíneos e fibras nervosas.


Por se tratar de um tendão de pouquíssima vascularização, ele sofre em alguns casos uma degeneração típica deste tendão, muitas vezes não apresentando sintomas ao longo do tempo, resultando numa ruptura drástica e completa desta estrutura. Ourtas causas podem ser a Overuse , desalinhamento do tendão, calçados impróprios, efeitos colaterais de medicamentos (Certos antibióticos podem aumentar ligeiramente o risco de uma ruptura), acidentes diretos ou indiretos que forcem uma extensão brusca do tendão, como o movimento de levantar a ponta do pé (dorsi-flexão), tendinite ou tendinoses, atletas de final de semana, músculos que não estão preparados para determinada carga.

Esta ruptura é mais comum em indivíduos com idade entre 30 e 50 anos. Os sintomas são referidos de maneira repentina, ouve-se um estalo (muitos se referem como se tivesse levado uma pedrada) seguido de uma dor aguda, geralmente a dor aguda passa logo, restando uma dor na parte de trás da perna. Após a lesão instalada, os sintomas mais comuns são: Incapacidade de ficar na ponta do pé. Caso o tendão estiver completamente rompido, sente-se um espaço vazio logo acima da parte de trás do calcanhar. No entanto se houver edema ( inchaço) pode disfarçar. Se houver qualquer suspeita de ruptura do tendão de Aquiles, o melhor é se consultar um médico com urgência, pois sua cicatrização tem uma potencialidade quando se trata precocemente.





 Tratamento                                                                                                                                               


Existem duas opções para o tratamento. Uma opção é o procedimento cirúrgico para reparar o tendão. O cirurgião costura as pontas rasgadas do tendão de Aquiles e talvez possa usar outro tendão ou um enxerto para ajudar no reparo. Um gesso ou órtese é necessário após a cirugia. 

A outra opção é o tratamento conservador, imobiliza-se o tendão dando tempo a cicatrização espontânea, descansando num molde de gesso ou brace. Se o tendão não curar por si próprio pode-se fazer uma cirurgia tardia. 
O mais indicado para o individuo jovem ou atleta é a primeira opção, o método cirúrgico, lhe proporcionara maiores condições de reforço e retorno as atividades. 
A segunda opção, à conservadora é indicada a indivíduos idosos ou aqueles que não desejam se submeter à cirurgia.

A princípio ambas as opções se fazem necessárias o molde de gesso, muletas e repouso durante cerca de oito semanas (este tempo depende da técnica utilizada pelo cirurgião e do sucesso da cirurgia), mas nesse período deve-se iniciar o trabalho do fisioterapeuta, a fim de evitar danos posicionais da imobilização.
Mas há uma técnica cirúrgica chamada Percutânea, que utiliza cortes menores do que a cirurgia tradicional. Este parece reduzir o risco de infecção na ferida (um dos maiores riscos no pós operatório).

Geralmente o prognóstico é bom. No entanto obedece a individualidade fisiológica do individua, num prazo de 6 a 8 semanas, sua reabilitação envolve uma série de pontos traçados pelo Fisioterapeuta como; função articular e muscular, força muscular, descarga de peso, deabulação (caminhar sem muletas) propriocepção (equilíbrio e estabilidade), dependendo da reabilitação e do paciente, este trabalho varia de 4 a 12 meses para o retorno seguro ao esporte.
Caso não obedeçam alguns critérios essenciais na reabilitação, o paciente pode colocar tudo a perder e se fazer necessária uma nova cirurgia, esta lhe custaria uma recuperação mais penosa.

Acesse o vídeo abaixo e veja o momento da lesão da Ruputura do Tendão de Aquiles do jogador Beckham do Milan.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário