sábado, 8 de outubro de 2011

Condromalácia Patelar



A condromalácia patelar caracteriza-se pela alteração da composição da cartilagem patelar, que forma a cápsula posterior da patela, amolecimento ou desgaste da cartilagem. A rugosidade ou danos podem variar de leves a severos. O paciente refere dor intensa ao redor ou atrás da patela.



Tem se mostrado uma condição bastante comum entre jovens adultos, principalmente do sexo feminino, observado após um "pico" de crescimento, onde ocorre mudança brusca do ângulo Q. (Este angulo, É importante em estabelecer a biomecânica no membro inferior. É uma medida entre o músculo do quadríceps e o tendão patelar. Fornecendo informações úteis sobre o alinhamento da patela. Em breve estarei detalhando o angulo Q, em um texto dedicado a ele.)
A condromalácia patelar pode ser gerada a partir de uma lesão aguda da patela devido um desalinhamento da patela em relação ao sulco do côndilo femural, onde ocorre uma fricção entre a mesma e a articulação do fêmur pra mover o joelho, causando erosão na carilagem articular da patela. Existem fatores que predispõem à doença como: trauma, excesso de peso, sinovite, desalinhamento prolongado do mecanismo extensor (como foi dito anteriormente), pronação do pé, patela superiorizada (alta), subluxação patelar, antecedentes genéticos, anomalias congênitas da patela, entre outros.
Os principais sintomas são observados quando a pessoa sente dor profunda no joelho ao subir e descer escadas, ao levantar-se de uma cadeira, ao correr, muitas vezes restringindo atividades físicas. Dores atrás ou ao redor da patela, ocorrem principalmente quando o joelho é flexionado - como ao subir escadas ou agachar-se, por exemplo. Uma ardência ou dor ao ficar com o joelho flexionado por longos períodos, mesmo sem forçá-lo, também é um sintoma comum na condromalácia patelar, além de crepitação e estalos, muitas vezes audíveis. É possível também a presença de derrame intra-articular (edema).


A condromalacia patelar é classificada em GRAUS E CARACTERÍSTICAS;




Grau I - amolecimento da cartilagem e edemas
Grau II - fragmentação de cartilagem ou fissuras com diâmetro menor que 1,3cm diâmetro
Grau III - fragmentação ou fissuras com diâmetro maior que 1,3cm
Grau IV - erosão ou perda completa da cartilagem articular, com exposição do osso subcondral.


                                   



DIAGNÓSTICO
Para encontrar um diagnóstico preciso, é necessário a avaliação ser conduzida em testes específicos e exames. Muitas vezes é importante descartar outros porblemas relacionados com uma dor semelhante, para isto o exame de sangue e raio X do joelho, podem afastar alguns tipos de artrite ou inflamações.

Raio X .
RM - ressonância magnética, mostra detalhes da articulação e pode-se evidenciar muitos casos de condromalácia.


Testes específicos Teste de compressão patelar. Sinal de Clarke Teste de Perkin Teste de Waldron Dentre outros testes ortopédicos para o joelho.E exames clínicos estáticos e dinâmicos. Analisando postura, alinhamento dos menbros inferiores, a marcha e a biomecânica do joelho em situações que desacerbam a dor.TRATAMENTOEm primeiro lugar deve-se entender que a condromalacia varia de acordo com sua evolução em graus e assim obedece a intervenção no tratamento. Se seus joelhos apresentam algum sinal de dor, nunca inicie qualquer atividade físicas antes de procurar orientação profissional. Uso de gelo, imobilização parcial do joelho e repouso ajudam a combater o quadro doloroso agudo.Fisioterapia   Analgesia O alinhamento da patela, ataravés de exercicios isometricos E alongamentos Medicamentos - prescritos pelo médico. Cirurgia - em casos graves desta doença, o qual o tratamento conservador , fisioterapia, não consegue obter êxito.



Imagens




         

Nenhum comentário:

Postar um comentário