sábado, 8 de outubro de 2011

Lesão no Menisco do Joelho

existem dois meniscos no joelho ligados ao osso da tíbia, ambos com formato em cunha, sendo que o menisco medial (na parte interna )encontra-se em forma de "C" e o lateral (na parte externa) em formato oval. Sua estrutura é uma cartilagem esbranquiçada com pouquíssima vascularização, apresentando apenas na parte externa alguns vasos sangüíneos. Característica esta que dificulta e muito a cicatrização de lesões no menisco. Outras estruturas do joelho também são associadas a esta lesão. O ligamento colateral Medial (LCM) está intimamente ligado ao menisco medial, uma vez lesionado este ligamento, o menisco é acometido. Já o ligamento Colateral Lateral (LCL) corre por fora, não tem apego ao menisco lateral. Mas o ML é anexo ao músculo poplíteo, este cobre o a parte posterior (de trás) do joelho e auxilia a desbloqueá-lo em uma posição totalmente estendida (esticada). Não é incomum para o Menisco Medial (MM) ocorrer lesões juntamente com Ligamento Cruzado Anterior (LCA)e o ligamento colateral Medial (LCM) estas três lesões ocorrendo simultaneamente é conhecida como a "Tríade Infeliz".


Função



Os meniscos do joelho têm várias funções. Em primeiro lugar, os meniscos servem para dar congruência ao nível de articulação do joelho. A parte superior da tíbia (osso da perna ) é plana, e como resultado, não fornece superfície estável para a articulação do fêmur (osso da coxa). Os meniscos proporcionam uma leve profundidade para esta superfície da tíbia, que por sua vez serve para as extremidades do fêmur na articulação.
Os meniscos também atuam como amortecedores no joelho. Eles fornecem amortecimento das forças dirigidas para cima ou para baixo até o joelho. Isso pode diminuir a carga suportada pelas articulações dirigidas a coluna vertebral, pélvis, quadril e bem como do tornozelo e do pé.
A nutrição da articulação do joelho é igualmente assistida pelo menisco. Isso é extremamente importante, pois a cartilagem normalmente não tem fornecimento de sangue (como descrito acima) para se alimentar (exceto para a parte mais externa 1/3 da cartilagem).

Lesões

Lesões do menisco são comuns no esporte e em atividades que envolvam movimentos de torção no joelho. É importante notar, contudo, qual a localização, dimensão e tipo da lesão, pois estes dados afetam a cicatrização da lesão. Lembrando que, lesões na borda externa do menisco normalmente curam-se melhor, devido ao bom suprimento de sangue, enquanto uma grande lesão na parte central pode se tornar um grande problema, pois a cartilagem não é verdadeiramente regenerada.
Um menisco rasgado ou lesado causa dor leve a grave (principalmente quando o joelho é esticado) dependendo da extensão da lesão. Dor é comum quando um fragmento do menisco rasgado encontra-se solto no interior da articulação entre o fêmur e a tíbia. O inchaço (edema) é comum, no momento da lesão, mas pode desenvolver-se horas mais tarde quando os tecidos comuns inflamarem. Frequentemente, uma lesão no menisco provoca estalido ou "pop", o joelho também pode travar, ou sentir-se fraco. Se a lesão for pequena, esses sintomas podem desaparecer ao longo do tempo e sua reabilitação na fisioterapia trancorre de maneira tranqüila, mas lesões de menisco podem ser necessárias intervenções cirúrgicas.


Fiquem atentos aos sintomas clássicos de uma lesão do menisco;


- Dor no joelho
- Inchaço (edema) no joelho
- Leve clique ou "pop" no joelho
- Limitação na articulação do joelho (joelho travado)


Diagnóstico
O exame clinico como sempre é fundamental para iniciar um tratamento. Sendo mais importante que a técnicas usadas da reabilitação da lesão, é diagnosticar a lesão e definir o tratamento ideal. Anamnese bem detalhada da história da lesão, seguida de testes clínicos;

Teste de Apley, teste de McMurray por exemplo conseguem dar um panorama claro da lesão, mas lembrando que o exame de imagem como a ressonância magnética (RM) fecha o diagnostico de lesão no menisco.











Tratamento


Cada lesão é única no que diz respeito a estruturas envolvidas, dependendo muito do mecanismo do trauma, a extensão dos danos e a biomecânica do paciente. O fisioterapeuta deve estar atento as orientações gerais de tecidos moles envolvidos na fase aguda inicial, outros protocolos podem ser seguidos, mas não entrarei a fundo neste âmbito, pois não existe uma receita e sim o bom senso e a competência do profissional responsável (Fisioterapeuta).

Artroscopia - hoje em dia este procedimento é feito para tratar a cartilagem do menisco lesionado, em reconstrução do LCA e microfraturas da cartilagem. 
Durante uma artroscopia comum, o endoscópio é inserido na articulação através de uma pequena incisão. Um fluido especial é usado para visualizar as estruturas da articulação.
A recuperação pós artroscopia é bem mais rápida se comparada a uma cirurgia convencional. A maioria dos pacientes podem retornar para casa usando muletas ainda no mesmo dia ou após 24 hs . Possibilitando o início da reabilitação com maior segurança e melhores resultados. Não é incomum que atletas acima da condição física normal retornem a atividade esportiva em algumas semanas.


Acessem ao video abaixo e assistam a animação de uma artroscopia em um menisco lesionado;


Nenhum comentário:

Postar um comentário